VIVA ESPAÇO LÚDICO INFANTIL

UMA SÍNTESE DE NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO

 

Apresentação: 

 

O  VIVA Espaço Lúdico atende crianças de 10 meses a aproximadamente 5 anos, oferecendo, através de atividades lúdicas e interação com cuidadoras, familiares e colegas, a oportunidade de construção de conhecimentos. Buscamos realizar um trabalho que considere as potencialidades do universo infantil frente ao ecossistema e à sociedade, promovendo valores e comportamentos que contribuam para o exercício da cidadania, o respeito à diversidade cultural  e a construção de uma cultura de tolerância, não-violência e de paz.

 

Pautados na teoria sócio-interacionista, trabalhamos por meio da pedagogia de projetos, visando estimular uma re-significação do espaço de aprendizagem, seus rituais, rotinas e processos. Somos uma instituição laica, um espaço lúdico, o qual oferece serviços nos seguintes níveis:

 

 

As crianças são agrupadas considerando-se não apenas a faixa etária na qual se encontram, mas também as habilidades e conhecimentos já desenvolvidos.

 

Horário de funcionamento: 

 

·         Manhã: 7:15 às 12:30

·         Tarde: 13:30 às  18:30

·         Integral: 7:15 às 18:30

 

 

Objetivos:

 

·         Propiciar à criança situações favoráveis ao seu processo de desenvolvimento, de modo a possibilitar uma atuação autônoma em seu ambiente, por meio de enriquecimento de vivências afetivas, sociais e cognitivas;

·         Desenvolver atitudes mútuas e em relação às crianças e aos seus familiares de respeito à diversidade e orientar contra a discriminação de gênero, etnia, opção religiosa, de indivíduos com necessidades especiais ou diante de composições familiares diversas e estilos de vida diversificados;

·         Desenvolver, de forma lúdica, atividades que estabeleçam uma relação das crianças com os alimentos para incentivar boas práticas de alimentação;

·         Promover o contato constante com o meio ambiente e seus componentes através de práticas de educação ambiental;

·         Promover a inclusão de crianças com necessidades especiais;

·         Promover a participação da comunidade nas manifestações artísticas e culturais da sociedade;

·         Promover o investimento na capacitação das cuidadoras e de outros profissionais que atuam no espaço, com vistas a melhorias.

 

Espaço físico:

 

Sala de estimulação sensório-motora: ambiente revestido com tatames, colchões coloridos e materiais apropriados para a realização de atividades de estimulação sensorial, motora e exercícios de psicomotricidade.

Brinquedoteca: espaço com variedade de brinquedos e jogos que oferecem oportunidades diversificadas  e liberdade para a criança na escolha e manuseio dos materiais. Proporciona a ampliação dos contatos e socialização entre turmas com idades diferenciadas.

Sala de contos e música: espaço  com instrumentos de sopro e percussão, alguns deles confeccionados pelas crianças utilizando materiais reciclados.

Sala de  artesespaço com pia, torneira, varal, mesas e cadeiras, especialmente preparado para a realização de atividades plásticas que utilizam materiais diversificados.

Salas: equipadas com mesas e cadeiras, espaço para roda de conversas, quadro branco, caixas com materiais pedagógicos e brinquedos.

Horta:  legumes e verduras plantados pelas crianças, cuidadoras e auxiliares. Cada uma das turmas se responsabiliza por cuidar dos canteiros.

Pomar: árvores frutíferas cuidadas pelas crianças, auxiliares e cuidadoras. Quando há frutos, as crianças ajudam a colhê-los e estes são enviados às famílias.

Pátio: espaço amplo e bem arborizado, destinado à realização de atividades físicas, brincadeiras e jogos.

Parquinho e área para banho de mangueira

Centro de Convivência: espaço para encontro com os pais. Abriga periódicos voltados para a educação e desenvolvimento infantil, além de pastas com textos sobre diversos temas. As crianças também frequentam este espaço para exporem seus trabalhos e em momentos de leitura.

Biblioteca: a instituição disponibiliza diversas obras de autores infantis para o desenvolvimento de habilidades de leitura, além de materiais e livros didáticos para cuidadoras, coordenação, auxiliares e comunidade.

 

 

Colaboradores:

 

 

O Viva Espaço Lúdico prima pela formação de um corpo profissional multidisciplinar, que interaja e compartilhe experiências como forma de enriquecer  o processo de planejamento e  realização das atividades.  Cada um dos profissionais oferece contribuições significativas sobre sua especialidade de formação, visando sempre favorecer o processo de ensino-aprendizagem. As oficinas de capoeira, música e educação ambiental são ministradas por profissionais com ampla experiência nessas áreas e que desenvolvem um trabalho especificamente planejado para o desenvolvimento infantil.

 

 

Comunicação com os familiares:

 

Toda a nossa equipe  reconhece a importância da integração entre o Viva, responsáveis e familiares. Assim, há uma comunicação diária através do registro do dia-a-dia da criança nas agendas individuais e a disponibilidade da direção e coordenação pedagógica para o agendamento de reuniões.

 

Sábado aberto:

 

Duas vezes por semestre  a  equipe do Viva Espaço Lúdico Infantil organiza eventos para  que os familiares e a comunidade conheçam o trabalho desenvolvido com as crianças. Os temas para tais eventos são definidos  pela equipe nas reuniões de planejamento e consideram não apenas as temáticas a serem desenvolvidas em sala, como também as idéias contidas na proposta pedagógica da instituição.

 

Oficinas

 

Artes e Reciclagem: as cuidadoras trabalham atividades que estimulem a criatividade das crianças,  experiências sensoriais e coordenação visomotora,  por meio do contato com materiais diversificados. Os trabalhos desenvolvidos são expostos nos eventos organizados pelo Viva Espaço Lúdico e encaminhados para as famílias.

 

Contos: as cuidadoras buscam livros e contos que despertem o interesse das crianças, incentivado o desenvolvimento de hábitos de leitura. As crianças também são convidadas a participarem das histórias e construírem o texto.

 

Capoeira: oficineiro acompanha as crianças uma vez por semana, tanto no período da manhã quanto à tarde. O trabalho desenvolvido é diferenciado, considerando-se a etapa do desenvolvimento em que se encontram cada um dos grupos. Durante os eventos da instituição também há apresentação das atividades desenvolvidas na oficina. Uma vez por ano acontece a graduação de capoeira, onde temos a participação de mestres que graduam nossas crianças.

 

Culinária: as crianças participam do preparo de receitas simples, de acordo com as temáticas desenvolvidas ao longo do ano. Alguns familiares também são convidados a ministrarem a oficina, ensinando alguma receita de sua família.

 

Cultura do movimento: as cuidadoras desenvolvem atividades voltadas para o desenvolvimento da motricidade (marcha, equilíbrio, coordenação, etc.) considerando a etapa de desenvolvimento em que se encontra cada turma. Além dessas atividades, trabalham-se brincadeiras de antigamente e cantigas, as quais valorizam o respeito mútuo e a colaboração.

 

Educação ambiental: As crianças aprendem sobre a importância da preservação de nossos recursos naturais e respeito ao meio ambiente, identificando atitudes simples de conservação, as quais podem ser implementadas em seu cotidiano e multiplicadas junto aos familiares.

 

Música: Além de participarem da confecção de alguns instrumentos, as crianças realizam atividades que trabalham o ritmo, a motricidade e o desenvolvimento da linguagem, resgatando também elementos da cultura popular brasileira. 

 

Relaxamento: as  cuidadoras apresentam exercícios de concentração e respiração, estimulando que as crianças voltem sua atenção para o próprio corpo. É comum nessas oficinas a utilização de músicas suaves ou contos.

 

Colônia de férias

 

Durante os meses de Janeiro, Julho e Dezembro, o Viva oferece uma programação diferenciada para as crianças. Além de brincadeiras, temos contação de histórias, atividades artísticas, visitas à Biblioteca  Pública Infanto-juvenil, cineminha com slides,  baile  à fantasia e muita diversão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte, 26 de março de 2015.

Nossa proposta está em constante atualização, de acordo com nossos estudos e trocas de vivências.